terça-feira, 19 de maio de 2009

Dados Históricos



Hitórico
A Gestalt surgiu como protesto contra o estruturalismo, sobretudo contra a prática de se reduzir experiências complexas a elementos simples. (DAVIDOFF, 1983)
Essa linha psicológica teve dois principais antecessores: Ernst Maih (1838 – 1916), físico, e Christian Von Ehrenfels (1859 – 1932), filósofo e psicólogo. Eles desenvolviam uma psicofísica com estudos sobre as sensações de espaço-forma. (BOCK, 1999)
O movimento da Gestalt começou em 1912, e teve como principais líderes Wolfgang Kohler, Kurt Koffa e Max Wertheimer. Tudo começou quando Max Wertheimer(1880 – 1943), na Universidade de Frankfurt publicou um relatório sobre estudos do movimento aparente, ou seja, o movimento é percebido, mas na realidade, ele não está acontecendo. A partir de um experimento feito por esse psicólogo alemão, criou-se o slogan da Gestalt: o todo é claramente diferente da soma de suas partes, tendo a percepção como principal ponto de partida. (DAVIDOFF, 1983)
Esses três psicólogos citados á cima, iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Os gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade. (BOCK, 1999)
Para os psicólogos da Gestalt, os cientistas do comportamento deveriam estudar as experiências subjetivas conscientes das pessoas e encorajar o uso de métodos objetivos. (DAVIDOFF, 1983)
A filosofia da Gestalt traçou a direção da Psicologia na Alemanha, influenciando também a Psicologia norte-americana. A Psicologia Humanista e a Cognitiva também receberam grandes influências da Gestalt. (DAVIDOFF, 1983).

Nenhum comentário:

Postar um comentário