segunda-feira, 25 de maio de 2009

Gestalt-terapia



A Gestalt - terapia foi criada por Frederick (ou "Fritz") Perls e um pequeno grupo de psicoterapeutas, na década de 1950 e se enquadra na chamada Psicologia normal, que se diz da não patológica. Ela não se dá por simples observações de comportamentos (Rodrigues, 200).
A Gestalt-terapia é uma aplicação da psicologia da gestalt outras influências como a Fenomenologia, que é uma disciplina que faz o indivíduo tomar uma visão real dos fatos, relacionando a sua percepção com o que realmente é, e a psicanálise, sendo usadas algumas das suas perspectivas importantes. A psicologia da gestalt é uma teoria que embasa uma psicoterapia. Ela sozinha não é psicoterápica e basicamente se difere pelo contexto. Na terapia há um oscilamento da essência para a existência e a psicologia da gestalt apresenta uma postura reducionista onde o ser é único e total. (Yontef, 1998)
Para a Gestalt é fundamental uma relação mais próxima entre o profissional e o paciente que Perls chama de empatia rogeriana e apatia psicanalítica, porque é através dessa interação que o psicoterapeuta trabalha com insight, uma percepção imediata do real, que faz o indivíduo se atentar para a sua realidade, buscando o crescimento através disto, transformando suas experiências pessoais ao passo do seu reconhecimento interior (PHG, 1997). “A psicoterapia é um método não de correção, mas de crescimento.” (Perls, 1997, pág 51)
O terapeuta da Gestalt também enfatiza a comunicação não-verbal, fazendo uma leitura corporal, para através desta, observar a forma como o paciente se expressa , se desenvolve e como ele percebe o seu mundo, fazendo com que o próprio também se auto analise e perceba as suas atitudes e manipulações, bem como na relação como o ambiente analisar os efeitos que são causados e causa através do meio(Ribeiro, 1899).
Na Gestalt-terapia são utilizadas figuras que de acordo com a percepção de cada ser é observado uma figura e um fundo que se confundem, para a partir daí fazer uma relação como o corpo e a mente, mostrando que assim como não se diz o que é figura ou fundo, não se deve privilegiar o corpo ou a mente, pois a Gestalt se dá pela soma dessas partes de transformando em uma (Ribeiro, 1899). O awareness, que é uma percepção espontânea de uma figura sem a necessidade de uma leitura, é o principal objetivo da psicoterapia, e através de diversas formas se ter conhecimento da visão do paciente, descobrindo a sua leitura de mundo e ampliando a sua consciência sobre si mesmo, de como se comporta na tentativa de alcançar o seu próprio equilíbrio(Perls, 1997).
Tem-se a idéia se que é importante saber lidar consigo mesmo para encontrar a sua liberdade e encontrar em você mesmo o seu suporte, para não haver a necessidade de buscá-lo em outrem. A Gestalt-terapia objetiva o autoconhecimento para uma melhor relação com o meio e a tudo o que estão a sua volta (Perls, 1997) e para ela cada ser é composto por uma organização interna única que busca uma melhor adaptação com o meio e uma patologia pode ser considerada uma defesa do psiquismo humano (Rodrigues, 2000).

Nenhum comentário:

Postar um comentário